Queen
Introdução
Geralmente se você toma para si o heavy-metal como o seu estilo preferido, então você odiará o Queen. Não que eu esteja dizendo que todos os admiradores de heavy-metal odeiam a banda, só estou dizendo o quanto esta banda corajosa batalhou e encarou de frente os enormes preconceitos e críticas de diversas fontes musicais de sua época para hoje, a banda ser considerada pelos críticos atuais como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
Como todos vocês sabem o que eu vou descrever é que, o Queen possui um estilo próprio, que nenhum outro artista se ousou a desafiar as leis da música e da mídia. E quanta coragem para estes quatro rapazes que arresém haviam se formado na faculdade inglesa. O Queen foi o épitome do glam, levando esse elemento como fator de gala, e assim, nas suas apresentações eram as coisas mais bonitas quando ouviam sua música, mas quando se abriam os olhos, você iria achar aquelas roupas e maquiagens um completo exagero de uma banda exagerada, e que além de ter exagerardo em sua moda, eles exageraram em sua música.
Antes de tudo, dentro da minha cabeça, eu sempre me pergunto: "Porque ninguém pode amar o Queen quanto um crítico de diversas fontes?". Aí eu chego a uma decisão e respondo a mim mesmo: "Nenhuma pessoa pode amar o Queen como um crítico". Depois dos Beatles, eles são a maior banda da Inglaterra, e Freddie Mercury é considerado por uma enorme legião e milhares de fanáticos obstinados pelo Queen um semi-deus. As estações de rádio sempre são executados os êxitos da banda, e seus álbuns são vendidos em cada esquina, sem ninguém comprar um disco, porque todo mundo já possui uma coleção completa. E eu nem sequer conto os inúmeros fãs-clubes da banda espalhados por todo o mundo.
E é claro que estes fãs apaixonados são doentes pela sua banda preferida. E também vale lembrar que "Bohemian Rhapsody" é uma obra-prima, mas para escrever sobre isso, eu terei que demonstrar o que os outros punks acham sobre esta suite. Eles não acham "isso" de música, mas sim de uma obra pretensiosa, estúpida, confusa, incoerente e sem propósito. E é óbvio que, para os seguidores do heavy-metal, eles só aceitariam o Queen como uma banda do gênero. Bem, então eles continuaram odiando o grupo.
E quanto a música? Muitos críticos apenas davam atenção para as letras, que por sinal eram brilhantes. Musicalmente, o Queen fez vários avanços importantes. Eles foram a melhor banda de rock que flertaram com a ópera, e isso é verdade, combinando todos estes elementos do que um único gênero isolado. Além disso, Brian May foi um excelente guitarrista, um bom musico com um grande dom para criar e inventar solos desconcertantes de guitarra que se tornaram uma das marcas registradas no dia-a-dia do Queen. E óbvio, todos sempre estarão impressionados com a força e a facilidade vocal de Freddie Mercury, sendo o maior vocalista daquele tempo, de todos os tempos. Eu, você, aquele, o mundo ficou espantado com sua inventividade, principalmente no início, com suas músicas cercadas de puro encanto em suas letras e de harmonia, sendo musical e vocal.
Mas eu preciso advertir aos críticos: tudo bem que não se pode mudar as suas avaliações nos álbuns passados, mas é essencial que a crítica pare de pegar no pé da banda, mesmo depois de acabada, e começe a reconhecer (o que já devia ter sido feito a muito tempo) assim como eu, que todos esses anos, a crítica foi a mais preconceituosa, mas mesmo assim, não funcionou para a mídia musical, porque o Queen continuou ganhando milhares e milhares de fãs por todo o mundo. Mas um fato é um fato. E esse fato é que o Queen uma banda fascinante, e não há nada que você (que os odeia) possa fazer.
Avaliação geral:
Base musical: 4/5: A banda tinha um dom para a melodia, mas as vezes soavam exagerado demais.
Ressonância: 3/5: A música do Queen é cuidadosamente calculada. Talvez se seus êxitos não fossem hinos e sim hits.
Originalidade: 5/5: Eles eram originais em tudo que faziam, seja heavy-metal quanto ópera.
Adequação: 3/5: Freddie Mercury era o único arrogante? Óbvio que não, mas eles eram adequados dentro da música da banda.
Diversidade: 4/5: É difícil fazer um grau a respeito deles.