Em março de 2011 teremos os relançamentos dos cinco primeiros álbuns do Queen - um dos catálogos mais interessantes e influentes de todos os tempos. Gravado no turbilhão dos anos 1970, na cena musical Londres, o Queen criou uma inovadora o original trilha sonora que permanece globalmente influentes na atualidade. Teatrais, imaginativos, diversificados, melódicos e imprevisíveis, eles tinham um som e visual próprio. Ao lado de seus contemporâneos, como Led Zeppelin e David Bowie, o Queen definiu o padrão do rock britânico nos anos 1970 e se tornou um dos mais emocionantes, glamourosos e francas bandas de rock & roll de todos os tempos, influenciando diretamente artistas de novos tempos como Foo Fighters e Axl Rose a Lady Gaga e Katy Perry.
Queen, Queen II, Sheer Heart Attack, A Night at the Opera e A Day at the Races foram especialmente remasterizados e cada um será lançado como um CD padrão, em edição de luxo com dois conjuntos de discos que apresentará o conteúdo dos novos bônus. Cada álbum de luxo será lançado no iTunes com faixas bônus acrescentados no encarte, fotos e vídeos. Os álbuns também criaram um cenário para a exposição mundial do Stormtroopers In Stilettos que se inicia em Londres no dia 25 de fevereiro. A partir do puro rock-prima de Queen até os hinos majestosos de A Day at the Races, os cinco primeiros álbuns destacam a diversidade de talentos, a ambição musical e o sucesso já globalizado de uma banda formada por alguns dos melhores compositores, músicos e artistas de todos os tempos.
Queen, recentemente foi nomeado por Dave Grohl como seu álbum favorito de todos os tempos, foi gravado no mesmo estúdio que David Bowie estava gravando Ziggy Stardust. Porque eles não tinham
dinheiro, o álbum foi gravado em tempo de inatividade de Bowie, assim o Queen literou completou a gravação em três horas após Bowie ter ido para a cama. Queen é seu álbum mais pesado, influenciado por The Who, Jimi Hendrix e Led Zeppelin e contém algumas das suas canções mais difíceis de tocar, e também alguns dos mais criativos.
Queen II é o verdadeiro início do Queen como o conhecemos. É a primeira vez que ouvimos os overdubs de multiplas camadas, as harmonias, os variados estilos musicais (baladas, folk, blues, pop, thrash-metal, pop e rock, está tudo lá). Inclui também a primeira de muitas apresentações icônicas no Top of the Pops. A banda gravou Queen II pouco mais de um mês em 1973, antes de seu lançamento em 1974. A capa do álbum foi fotografado pelo lendário fotógrafo Mick Rock e inspirado por um retrato de Marlene Dietrich. A mesma imagem foi levada posteriormente à vida ao vídeo revolucionário de "Bohemian Rhapsody".
Sheer Heart Attack, o álbum do Queen favorito de Roger Taylor, foi lançado em 1974 e alcançou o número dois no Reino Unido. Antes, esse Queen foi maioritariamente considerado uma banda de heavy-metal e baladas. Neste ponto, o Queen começou a se afastar da tendência progressiva de seus dois primeiros lançamentos de estilo orientado, ilustrado por "Killer Queen", que foi seu maior hit neste ponto atingido o número dois no Reino Unido. Ela também foi número doze na Billboard dos EUA, o primeiro dos muitos sucessos de lá. Uma música sobre uma garota de programa de alta classe, que contém o solo de guitarra de Brian May, que é o mais orghulhoso de Freddie e ganhou seu primeiro prêmio Ivor Novello.
A Night at the Opera, em homenagem ao filme dos Irmãos Marx, é amplamente aclamado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Excepcional em todos os níveis, musicalmente, liricamente e artisticamente, o Queen tomou os elementos mais fortes de seus dois álbuns anteriores para fazer a melhor combinação vencedora. O álbum mais caro já registrado na época, entregando rock, ópera, heavy-metal, romance, baladas, pop, folk, music hall e até mesmo o Hino Nacional da Inglaterra. O álbum contém talvez a mais famosa canção de rock de todos os tempos, "Bohemian Rhapsody" que passou a gastar as quatorze semanas na primeira posição, sendo votado a Canção do Milênio, tornou a única canção da história a chegar ao Natal duas vezes sendo o primeiro colocado em duas ocasiões distintas. Queen também gravou a primeira promo pop oficial para "Bohemian Rhapsody", como eles estavam em turnê e não puderam aparecer no Top of the Pops, este vídeo pavimentou a MTV e VH1.
Em 1976, o Queen estava de volta em A Day at the Races, que foi escrita e gravada pelo Queen em seu mais feliz ambiente. O álbum é um pedaço da música eufórica e contagiante de amor, otimismo e o bom e velho rock & roll. Como A Night at the Opera, o nome também foi imprestado de um filme dos Irmãos Marx, e sua capa foi semelhante ao de A Night at the Opera, uma variação sobre o mesmo Queen artístico. Chegou ao número um nas paradas britânicas e o pesado "Tie Your Mother Down" e a clássica e favorita composição de Freddie Mercury, "Somebody to Love" e "Good Old-Fashioned Lover Boy".
Repertório:
Queen
1. "Keep Yourself Alive"
2. "Doing All Right"
3. "Great King Rat"
4. "My Fairy King"
5. "Liar"
6. "The Night Comes Down"
7. "Modern Times Rock n' Roll"
8. "Son and Daughter"
9. "Jesus"
10. "Seven Seas of Rhye"
Bônus Tracks
1. "Keep Yourself Alive" (De Lane Lea Demo, December 1971)
2. "The Night Comes Down" (De Lane Lea Demo, December 1971)
3. "Great King Rat" (De Lane Lea Demo, December 1971)
4. "Jesus" (De Lane Lea Demo, December 1971)
5. "Liar" (De Lane Lea Demo, December 1971)
6. "Mad the Swine" (June 1972)
Queen II
1. "Procession"
2. "Father to Son"
3. "White Queen (As It Began)"
4. "Some Day One Day"
5. "The Loser in the End"
6. "Ogre Battle"
7. "The Fairy Feller's Master Stroke"
8. "Nevermore"
9. "The March of the Black Queen"
10. "Funny How Love Is"
11. "Seven Seas of Rhye"
Bônus Tracks
1. "See What a Fool I've Been" (BBC Session, July 1973 - 2001 Remix)
2. "White Queen" (Live at Hammersmith Odeon, December 1975)
3. "Seven Seas of Rhye" (Instrumental Mix 2011)
4. "Nevermore" (BBC Session, April 1974)
5. "See What a Fool I've Been" (B-side Version, February 1974)
Sheer Heart Attack
1. "Brighton Rock"
2. "Killer Queen"
3. "Tenement Funster"
4. "Flick of the Wrist"
5. "Lily of the Valley"
6. "Now I'm Here"
7. "In the Lap of the Gods"
8. "Stone Cold Crazy"
9. "Dear Friends"
10. "Misfire"
11. "Bring Back That Leroy Brown"
12. "She Makes Me (Stormtrooper in Stilettos)"
13. "In the Lap of the Gods... Revisited"
Bônus Tracks
1. "Now I'm Here" (Live at Hammersmith Odeon, December 1975)
2. "Flick of the Wrist" (BBC Session, October 1974)
3. "Tenement Funster" (BBC Session, October 1974)
4. "Bring Back That Leroy Brown" (A Cappella Mix 2011)
5. "In the Lap of the Gods... Revisited" (Live at Wembley Stadium, July 1986)
A Night at the Opera
1. "Death on Two Legs (Dedicated to..."
2. "Lazing on a Sunday Afternoon"
3. "I'm in Love With My Car"
4. "You're My Best Friend"
5. "'39"
6. "Sweet Lady"
7. "Seaside Rendezvous"
8. "The Prophet's Song"
9. "Love of My Life"
10. "Good Company"
11. "Bohemian Rhapsody"
12. "God Save the Queen"
Bônus Tracks
1. "Keep Yourself Alive" (Long-Lost Retake, June 1975)
2. "Bohemian Rhapsody" (Operastic Section A Cappella Mix 2011)
3. "You're My Best Friend" (Backing Track Mix 2011)
4. "I'm in Love With My Car" (Guitar & Vocal Mix 2011)
5. "'39" (Live at Earl's Court, June 1977)
6. "Love of My Life" (South American Live Single, June 1979)
A Day at the Races
1. "Tie Your Mother Down"
2. "You Take My Breath Away"
3. "Long Away"
4. "The Millionare Waltz"
5. "You and I"
6. "Somebody to Love"
7. "White Man"
8. "Good Old-Fashioned Lover Boy"
9. "Drowse"
10. "Teo Torriate (Let Us Cling Together)"
Bônus Tracks
1. "Tie Your Mother Down" (Backing Track Mix 2011)
2. "Somebody to Love" (Live at Milton Keynes, June 1982)
3. "You Take My Breath Away" (Live in Hyde Park, September 1976)
4. "Good Old-Fashioned Lover Boy" (Top of the Pops, July 1977, Mono)
5. "Teo Torriate (Let Us Cling Together)" (HD Mix)