terça-feira, 5 de abril de 2011

LCD Soundsystem faz um épico show de despedida





















"Esta é uma experiência muito estranha para nós", disse James Murphy para a sua multidão. "Nós esperamos que será uma experiência muito estranha para todos". O LCD Soundsystem terminou sua longa turnê de despedida com o seu último show que durou 3 horas e 41 minutos, virando o Madison Square Garden em um suado disco punk-rave. Como o público estava bêbado ao ouvir os hits do LCD? Eles estavam bêbados o suficiente para cantar "Drunk Girls", enquanto a banda tocava "Daft Punk Is Playing at My House"? Bêbados o suficiente para cantar harmonias durante o show? Todas as opções acima.

O show épico era uma celebração de suas despedidas aos palcos, ou para James Mutphy, uma forma de desenterrar o LCD Soundsystem. (Ele tinha seis anos até a primeira vez que eu os vi no New York's Bowery Ballroom). Foi um grande espetáculo dentro daquela arena como nenhum outro, com uma seção intermediária longa dedicada à obra de Murphy 45:33, com batidas de metais, um coro, a estrela gira de Reggie Watts e Shit Robot e um sintetizador psicodélico que parecia que ele estava lá para oficiar um casamento de Brian Eno/Ace Frehley. Não havia a menor preocupação com a perda de audiência, porque durante o show, ninguém ficou inquieto e nem se sentaram. (Toda vez que eu tentava me sentar, as meninas atrás de mim, me davam um soco e me dizia para continuar dançando). Foi uma homenagem a confiança de Murphy que ele tentou algo parecido com isto em um quarto do tamanho do Madison Square Garden. Mas foi também uma homenagem à paixão do público que eles criaram.

O rompimento do LCD permanece misterioso, já que James Murphy revelou para os seus fãs que "James Murphy e música não se amam mais". Ainda não tem uma explicação coerente do porque isto está acontecendo, ou que "dividir" significa para a banda de um homem só um seria "acabar". Murphy está se aposentando do show biz, ou cavando esse grupo especial de músicos, ou apenas mudando nomes de marca? O facto do último álbum do LCD, This Is Happening, era cheio de vida com canções falando de pequenos rompimentos, você poderia até suspeitar de que a turnê de despedida fosse uma cortina de fumaça para manter a mídia distraído, então os membros da banda teriam algo a falar sobre entrevistas além de suas vidas do amor infeliz. (Se for assim, ele trabalha).

A peça-chave sobre o LCD Soundsystem é que as pessoas sempre quizeram que James Murphy continuasse. Durante anos, era óbvio que uma banda como esta deveria existir, e as pessoas estavam esperando impacientemente para que eles apareçam. Nós todos agarrados naqueles hits que formaram momentos inesquecíveis, bandas que deram certo para uma ou duas músicas, perfeitamente como PigBag ou Delta 5 ou Buffalo Daughter. Mas era de LCD Soundsystem que todos estavam com fome, e quando finalmente chegou no início de 2000, depois de usar a cabeça, houve uma sensação de finalmente. Como o Pavement - com quem tem basicamente nada em comum - LCD chegaram ao local como um esforço de síntese, aparentemente como as outras inúmeras bandas. Seu álbum de estréia, em 2005 já era uma coleção de grandes sucessos, e ainda assim suas melhores canções ainda estavam à frente deles.

O LCD Soundsystem conseguiu fazer o seu último show com uma experiência edificante, cruzando com clássicos como "All My Friends" e "Yeah" e "Us V Them" - definitivamente uma das melhores que o LCD já fizeram. "Someone Great" foi um infortúnio, neste contexto. Mas reviveu a sua capa de Harry Nilson, "Jump Into the Fire", e destacou o Arcade Fire como convidados surpresa para os vocais canadenses em "North American Scum" (eles não podiam chamar o Rush?) e deixou cair um solo de teclado do Daft Punk em "Losing My Edge". O show de despedida de duração de quase quatro horas - mas ninguém queria o fim. Como diz a canção, ele continua vindo, e continua vindo, e continua vindo, até que um dia acaba.

Set List
Dance Yrself Clean
Drunk Girls
I Can Change
Time to Get Away
Get Innocuous!
Daft Punk Is Playing At My House
Too Much Love
All My Friends
Tired
45:33 Part 1
You Can't Hide
Sound of Silver
45:33 Parts 4-6
Frek Out
Starry Eyes
Us V. Them
North American Scum
Bye Bye Bayou
You Wanted a Hit
Tribulations
Movement
Yeah

Fist encore
Someone Great
Losing My Edge
Home

Second encore
All I Want
Jump Into the Fire
New York I Love You

Leonardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário